Educação Física NÃO é "SÓ JOGAR BOLA"
É evidente que a prática esportiva é predominante nas aulas de educação física. Desde o futebol, até o vôlei, handebol e o basquete, de forma geral são os esportes coletivos que se sobressaem na disciplina. No entanto, a educação física tem uma função que vai muito além do desenvolvimento técnico em determinados esportes. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a disciplina deve incorporar as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos.
Mais do que estimular a prática de uma determinada modalidade esportiva, a educação física tem a função de permitir que os alunos vivenciem outras culturas. Ao invés de entender a educação física escolar como algo tecnicista, é necessário percebê-la como uma manifestação de cultura, na qual o aluno precisa não só saber executar os movimentos certos como também entender a importância dessa cultura, não se trata de tentar ocultar o esporte, mas apenas considerá-lo como uma das manifestações da cultura corporal do movimento, assim será possível identificar outras formas de se encaixar nessa determinada cultura.
Dessa forma, a Educação Física é um agente de transforação na vida de um educando, pois na aula, é possível identificar cada identidade, e trabalhar de forma que as aulas provoquem efeitos, desde desenvolver hábitos saudáveis até o desenvolvimento das relações afetivas, por exemplo, incluir pessoas com mais dificuldade para fazer tarefas, aprender o porquê de determinadas atividades. Formar alunos críticos, também é missão da Educação Física,sendo assim, corpo e mente trabalham em conjunto.
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