terça-feira, 27 de março de 2018

Plano de aula para Educação Infantil - Educação Física

Escola xxxx
                      
Data: xxxx
Curso: xxxxxxx
Série: xxx
Turma: xxxx
Disciplina: xxxxxxx
Prof: xxxxxxx

Duração: xxxx









Conteúdo
Jogos e Brincadeiras.







Objetivos

Aprimorar a comunicação entre os alunos e o espírito de equipe, edificar a aproximação e socialização, incentivar a produção dinâmica entre eles e a construção de noção estratégica;
Desenvolver a coordenação motora ampla e estimular a velocidade e percepção espacial.

Metodologia
           1ª Momento:
          Alongamentos e conversa sobre a importância do trabalho em equipe.
           .
           2ª Momento:

    
           Brincadeira: Tempestade
Serão desenhados círculos no chão, o número de círculos deve ser um a menos que o total de participantes, todos devem ficar dentro dos círculos, com exceção de um integrante. A professora deve dizer: “direita!” então todos devem dar um passo para a direita (trocando de lugar). “esquerda!”  todos devem dar um passo para esquerda (trocando de lugar). Quando a professora disser tempestade, todos devem trocar de lugar, sendo que um integrante ficará de fora. e assim sucessivamente.
Pegando bolinhas
Montar um circuito adequado à fase de desenvolvimento em que os participantes se encontram, pensando em desafios que ajudem avançar em suas conquistas motoras, ao final do circuito terão  várias bolinhas, ao sinal dado pela professora, uma criança  de cada grupo sai  para realizar a tarefa , pega uma bolinha e volta ,  a próxima só sai quando os colegas terminarem o último desafio, o grupo que pegar a maior quantidade de bolinhas vence.
3ª Momento: Voltar a calma, conversar sobre a aula e após deixar as crianças à vontade.


Recursos
Cones, bolas, cordas, elásticos.


Avaliação
Observar a evolução integração, cooperação e participação de cada aluno de forma individual.


Referências
FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprenderO resgate do jogo infantil. São Paulo: moderna, 1996.
 GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte editora Ltda, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linha do tempo da Educação Física

A IMPORTÂNCIA DE  FINALIZAR ATIVIDADES COM  A “VOLTA A CALMA”  NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Os principais objetivos da volta à...