Escola xxxx
|
Data: xxxx
|
||
Curso:
xxxxxxx
|
Série: xxx
|
Turma: xxxx
|
|
Disciplina:
xxxxxxx
|
Prof: xxxxxxx
|
Duração: xxxx |
Conteúdo
|
Jogos e Brincadeiras.
|
Objetivos
|
|
Aprimorar a
comunicação entre os alunos e o espírito de equipe, edificar a aproximação e
socialização, incentivar a produção dinâmica entre eles e a construção de
noção estratégica;
Desenvolver a
coordenação motora ampla e estimular a velocidade e percepção espacial.
|
Metodologia
|
1ª Momento:
Alongamentos e conversa sobre a importância do
trabalho em equipe.
.
2ª Momento:
Brincadeira: Tempestade
Serão
desenhados círculos no chão, o número de círculos deve ser um a menos que o
total de participantes, todos devem ficar dentro dos círculos, com exceção de
um integrante. A professora deve dizer: “direita!” então todos devem dar um
passo para a direita (trocando de lugar). “esquerda!” todos devem dar um passo para esquerda
(trocando de lugar). Quando a professora disser tempestade, todos devem
trocar de lugar, sendo que um integrante ficará de fora. e assim
sucessivamente.
Pegando bolinhas
Montar
um circuito adequado à fase de desenvolvimento em que os participantes se
encontram, pensando em desafios que ajudem avançar em suas conquistas
motoras, ao final do circuito terão
várias bolinhas, ao sinal
dado pela professora, uma criança de cada grupo sai para realizar a tarefa , pega uma bolinha e
volta , a próxima só sai quando os colegas terminarem o último desafio,
o grupo que pegar a maior quantidade de bolinhas vence.
3ª Momento: Voltar a calma, conversar
sobre a aula e após deixar as crianças à vontade.
|
Recursos
|
Cones, bolas,
cordas, elásticos.
|
Avaliação
|
Observar a
evolução integração, cooperação e participação de cada aluno de forma
individual.
|
Referências
|
FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender – O resgate do jogo infantil. São
Paulo: moderna, 1996.
GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor:
bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte editora Ltda,
2003.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário